Suas roupas não duram?

Tem gente que reclama bastante que as roupas de hoje em dia não duram mais como era antigamente, não é? Bom, eu acho que em alguns casos pode ter mesmo a ver com a qualidade da roupa em si, mas muitas vezes as peças não duram pela forma como são lavadas e passadas. Fala a verdade: você olha a etiqueta da sua roupa antes de simplesmente jogar ela dentro da máquina de lavar? E você muda a temperatura do ferro de passar dependendo da peça ou simplesmente passa tudo na temperatura máxima e seja o que Deus quiser?

Pois é, a etiqueta da roupa não está ali só pra ser arrancada. Aliás, isso deveria ser pecado! Se por acaso a etiqueta te incomoda muito ao usar, o que você pode fazer é recortar ela mas guardar junto com uma anotação de qual é a peça de onde ela saiu, pra poder consultar depois. Dá pra montar um caderninho de etiquetas ou fotografar a etiqueta e a peça e montar um album no celular. Porque sim – lavar a peça na temperatura errada, usar alvejante, secar em tambor – tudo isso é muito prático porém pode acabar com a sua peça!
E olha, não são só tecidos delicados como seda ou linho que precisam desses cuidados não: as vezes até uma calça jeans – tecido famoso por sua resistência – pode ficar destruído se tiver elastano da composição e essas fibras se romperem por lavagens erradas. Quem nunca teve um jeans strech que ficou todo “ondulado”?

Outro ponto é entender os símbolos nas etiquetas – as vezes eles não são lá muito intuitivos né? Então que tal imprimir a imagem abaixo e colocar numa moldura pra deixar na lavanderia?

como cuidar das suas roupas
clique pra abrir a imagem em alta resolução 😉

Além de seguir as instruções da etiqueta, é importante também separar as peças por cor e “peso” – nada de misturar aquela blusa branca de chiffon com uma calça de jeans escuro por exemplo. Separe as roupas brancas e claras, as coloridas e as escuras ou pretas. E dentro desses grupos de cores, por peso do tecido também – jeans e sarja por exemplo devem ficar separados de tecidos mais delicados.

E por falar em tecidos delicados, o ideal mesmo é lavá-los a mão, mas se não for possível, usar saquinhos para lavagem de roupas delicadas já ajuda bastante.

Pode dar mais trabalho, mas esse cuidado na hora de lavar pode fazer toda a diferença e sua peça pode durar muito mais!

Uma resposta

  1. na maioria das vezes eu coloco as roupas na máquina tudo junto por preguiça (mas as jeans continuam separado), mas é um grande erro né. E eu tenho um saquinho desse pra roupas delicadas e nunca lembro de usar! Gostei do post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Paula Belotti

Paula Belotti

Consultora de Imagem
📍 Guarulhos - SP
♥︎ Moda, gatos, viagens, sorvete, sushi e blueberries, mas não tudo junto.

Por categorias

Meus Favoritos

Lojas favoritas

Leia também